Raiza Goulão nas Olimpíadas de Paris: a brasileira tem chances?

Quais são as chances de Raiza Goulão competir na Olimpíada de Paris-24
São altas as chances de Raiza ir para a sua 2ª Olimpíada (imagem: divulgação atleta)

As chances são bem altas de a ciclista brasileira Raiza Goulão estar nas Olimpíadas de Paris 2024 na categoria mountain bike cross-country elite.

É o que conta Eduardo Ramires, técnico do time Squadra OGGI, do qual a atleta faz parte (veja aqui a bicicleta que a atleta usa). 

Esta seria a segunda Olimpíada de Goulão. A atleta, que nasceu em Pirenópolis (GO), estreou nos jogos mundiais no Rio-2016, quando ficou em 20º lugar.

Atualmente, Raiza Goulão está em 1º lugar entre as atletas do Brasil no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional), o que lhe garante a vaga para a França, que será definida apenas em maio do ano que vem.

Leia a entrevista exclusiva a seguir para entender:

  • Qual é a situação atual da Raiza Goulão rumo a Paris-24? Ela está hoje (27/2/2024) na 21ª posição mundial no ranking da UCI. O que isso significa na prática? As chances dela são altas?

Sim, ela ocupa a 21ª colocação no ranking UCI de pilotos, no entanto, existe outro ranking de nações, que é a somatória de pontos dos cinco melhores atletas de cada país, e é esse ranking que decide tudo para a classificação olímpica. Neste ranking o Brasil ocupa hoje a 9ª colocação, o que nos dá o direito de termos um atleta representando o país. Daí, dentro do país, fica decidido que vai o atleta que tiver a maior pontuação individual. E das cinco atletas que hoje estão pontuando, a Raiza está em 1º lugar, com reais chances de ficar com a vaga olímpica.

  • O que pode atrapalhar ou dar errado neste caminho?

A principal questão é a somatória de pontos. Isso oscila bastante no período, pois existem competições em todos os continentes, onde todos os atletas que almejam participar das olimpíadas correm, atrás de conquistar a maior pontuação possível até o fechamento da data estabelecida pela UCI, que é 25 de maio de 2024.

  • Quais são os próximos passos da Raiza?

Estabelecemos um calendário levando em consideração a demanda pelos pontos necessários para garantir a vaga. Neste sentido, está inclusa a participação dela em etapas da copa do mundo da UCI, campeonato panamericano de MTB e competições no Brasil com pontuação no ranking da UCI, como CIMTB, Taça Brasil, MTB Festival etc. Somente após maio teremos a confirmação da vaga.

Quais as chances de Raiza Goulão ir para as Olimpíadas
Raiza Goulão está prestes a participar de sua 2ª Olimpíadas (imagem: divulgação atleta)

  • Será a primeira vez que um atleta OGGI estará presente em uma olimpíada? O que isso significa para a marca?

Se realmente as coisas correrem como o esperado e não tivermos nenhum problema extraoficial no período de classificação, sim, será a primeira vez que um atleta patrocinado pela OGGI estará em uma olimpíada. E com grandes chances de termos dois ciclistas: no feminino com a Raiza e no masculino com o José Gabriel, que atualmente está entre os três melhores brasileiros no ranking de nações.

Para a OGGI, será um marco ter dois atletas da mesma equipe representando o Brasil em uma olimpíada. Isso só reforça a visão da empresa de investir cada vez mais no esporte e nos atletas, pois existe aí uma troca: a empresa ajuda com os investimentos e a estrutura para que eles realizem seus sonhos e conquistas e os atletas, por sua vez, ajudam no desenvolvimento de novos produtos.


Qualquer pessoa pode pedalar uma Mountain Bike

Alugamos bicicletas top de linha e equipamentos de segurança, inclusive INFANTIL.
Ideal para família e quem deseja experimentar uma MTB pela primeira vez e para os ciclistas já rodados.
Pedale entre as mais de 30 trilhas mapeadas com diversos níveis de dificuldade.

Foto do posto de Aluguel Ar Altos